TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO:
O que eu lhe dizia
Não
sei se é certo ou não o que eu li outro dia,
Onde,
já não me lembra, ó minha noiva amada:
-
"A posse faz perder metade da valia
À cousa desejada."
Não
sei se após haver saciado no meu peito,
Quando
houver de possuir-te, esta ardente paixão,
Eu
sentirei em mim, de gozo satisfeito,
Menor o coração.
Sei
que te amo, e a teus pés a minh'alma abatida
Beija
humilde e feliz o grilhão que a tortura;
Sei
que te amo, e este amor é toda a minha vida,
Toda a minha ventura.
Talvez
haja entre mim que os passos te acompanho,
E
a abelha que a zumbir vai procurar a flor,
-
Alma ou asas movendo - o mesmo fluido estranho,
seja instinto ou amor;
Talvez
o que eu presumo irradiação divina,
Minha
nobre paixão, meu fervoroso afeto,
Por
sua vez o sinta o verme da campina,
O inseto ao pé do inseto...
(ALBERTO DE OLIVEIRA. Poesias - segunda série (1898-1903). Rio de Janeiro: H. Garnier,
1906, p. 20-21.)
1. (Unesp 2008) No terceiro verso da quarta estrofe, o eu-poemático escreve "o
mesmo fluido estranho". Considerando que o vocábulo "fluido" foi
adequadamente empregado, explique por que o poeta não poderia ter usado a forma
acentuada "fluído".
Resposta:
A
forma acentuada da palavra fluído caracteriza o particípio do verbo fluir, e
sua utilização não é adequada ao contexto do poema. Além disso, o texto é formado por quartetos
rigorosamente metrificados, com estrofes de três versos alexandrinos (ou
dodecassílabos) e um hexassílabo. Para manter a regularidade métrica, o poeta
utilizou o substantivo "fluido" (com um ditongo, o que o caracteriza
como uma palavra de duas sílabas). Dessa maneira, o verso apresenta a seguinte
escansão:
Al/ma
ou/a/sas/mo/ven/do o/mes/mo/flui/do es/tra/nho
2. (Ufc 2007) a) Leia os textos 1 e 2, extraídos de "A casa", que servirão
de base para esta questão.
TEXTO
1
10INVISÍVEL como o vento e os
encantos, a Morte apossara-se do frágil sopro do menino pagão na noite em 8QUE
a porta se abrira dando-1LHE passagem. 6ASSISTI assim
também, pela primeira vez, à estranha permuta que sempre 7OCORRERIA
quando 2ELA cumpria sua missão: deixava na criança uma estranha 11IMOBILIDADE
e carregava sua 12MIÚDA e irrequieta sombra.
CAMPOS, Natércia. "A
casa". Fortaleza: Edições UFC, 2004, p. 17.
TEXTO
2
Era
uma noite de luar, ela com extrema cautela saiu do quarto e retornou com o
tamborete da cozinha. Surpreendi-me ao sentir 9QUE, ao voltar 4A
BELA MARIA para seu quarto, Ela viera na sua companhia. Ambas trancaram-se,
aferrolhando a grande porta (...). Do quarto 5ELA saiu com 3AQUELA
VIDA, deixando ficar seu rastro no torturado rosto de Maria.
CAMPOS, Natércia. "A
casa". Fortaleza: Edições UFC, 2004, p. 54-55.
Escreva
V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.
a.1
( ) No texto 1, os pronomes lhe (ref.
1) e Ela (ref. 2) referem-se à mesma personagem.
a.2
( ) O termo aquela vida (texto 2,
ref. 3) remete à vida da bela Maria (texto 2, ref. 4).
a.3
( ) No texto 2, Ela (ref. 5) tem como
referente a bela Maria (ref. 4).
a.4
( ) Têm sujeitos elípticos as formas
verbais Assisti (texto 1, ref. 6) e ocorreria (texto 1, ref. 7).
a.5
( ) Classificam-se como pronomes
relativos: que (texto 1, ref. 8) e que (texto 2, ref. 9).
a.6
( ) Há prefixo e sufixo na formação
das palavras Invisível (texto 1, ref. 10) e imobilidade (texto 1, ref. 11).
a.7
( ) A acentuação gráfica das palavras
Invisível (texto 1, ref. 10) e miúda (texto 1, ref. 12) justifica-se pela mesma
regra.
b)
Leia o que a seguir se afirma acerca do aposto.
Pode-se ampliar, explicar,
desenvolver ou resumir a ideia contida num termo que exerça qualquer função
sintática por meio de um termo acessório a ele equivalente: o aposto. O aposto
pode ser classificado, de acordo com seu valor na oração, em: EXPLICATIVO,
ENUMERATIVO, RESUMIDOR ou RECAPITULATIVO, COMPARATIVO e ESPECIFICATIVO.
DE NICOLA, José; INFANTE, Ulisses.
"Gramática contemporânea da língua portuguesa". São Paulo: Scipione,
1997, p. 281.
Nos
períodos a seguir, os trechos destacados exercem a função de aposto.
Classifique-os de acordo com seu valor na oração.
b.1.
INVISÍVEL COMO O VENTO E OS ENCANTOS, a Morte apossara-se do frágil sopro do
menino pagão na noite em que a porta se abrira dando-lhe passagem.
b.2.
Quando a Velha-do-Chapéu-Grande, ASSIM O EMPALHADOR DE CANGALHAS PARA MONTARIAS
CHAMAVA A FOME, empoleirou-se de vez, assistindo ao padecer dos viventes, há
muito haviam se apartado as águas (...).
c)
Construa uma frase em que BISNETO figure como APOSTO ESPECIFICATIVO.
Resposta:
a)
V - V - F - F - F - V - F;
b)
comparativo, explicativo;
c)
uma frase como "Era na Trindades que a personagem BISNETO mais gostava de
viver ou "O menino Bisneto viera gêmeo com uma menina".
TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO:
O artista Juan Diego Miguel apresenta
a exposição Arte e Sensibilidade, no
Museu Brasileiro da Escultura (MUBE) de suas obras que acabam de chegar no
país.
Seu sentido de inovação tanto em
temas como em materiais que elege é sempre de uma sensação extraordinária para
o espectador.
Juan Diego sensibiliza-se com os
materiais que nos rodeam e lhes da vida com uma naturalidade impressionante,
encontrando liberdade para buscar elementos no fauvismo de Henri Matisse, no
cubismo de Pablo Picasso e do contemporâneo de Juan Gris. Uma arte que está reservada
para poucos.
Exposição: de 03 de agosto à 02 de
setembro das 10 às 19h.
3. (Fgv 2005) Explique a importância da regra do acento diferencial, baseando-se na
frase - Juan Diego sensibiliza-se com os materiais [...] e lhes da vida com uma
naturalidade impressionante.
Resposta:
A
falta de acento na forma tônica dá (verbo dar) leva o leitor a ler a preposição
"de" contraída com o artigo "a", o que gera obscuridade e
incoerência no texto e obriga o leitor a reler o trecho, buscando descobrir-lhe
o sentido.
4. (Unicamp 2004) Por ocasião da comemoração do dia dos professores, no mês de outubro de
2003, foi veiculada a seguinte propaganda, assinada por uma grande corporação
de ensino:
Parabéns
[Pl. de parabém] S. m. pl. 1. Felicitações, congratulações. 2. Oxítona
terminada em "ens", sempre acentuada. Acentuam-se também as
terminadas em "a", "as", "e", "es",
"o", "os", e "em".
Para
a homenagem ao Dia do Professor ser completa, a gente precisava ensinar alguma
coisa.
a)
Observe os itens 1 e 2 do verbete PARABÉNS. Há diferenças entre eles.
Aponte-as.
b)
Levando em conta o enunciado que está abaixo do verbete, a quem se dirige essa
propaganda?
c)
Diferentes imagens da educação escolar sustentam essa propaganda. Indique pelo
menos duas dessas imagens.
Resposta:
a)
O primeiro contém uma definição semântica e o segundo contém uma regra
ortográfica.
b)
A propaganda não se dirigi, paradoxalmente, aos professores, mas aos discentes
ou ao público em geral.
c)
A imagem que a propaganda passa da escola é a de uma instituição preocupada
apenas com regras, informações, conteúdo.
5. (Unirio 2000) E agora, pronta de todo
ela está ficando, cá que cada vaqueiro pega o balanço de busto, sem querer e
imitativo, e que os cavalos gingam bovinamente. Devagar, mal percebido, vão
sugados todos pelo rebanho trovejante - pata a pata, casco a casco, soca soca,
fasta vento, rola e trota, cabisbaixos, mexe lama, pela estrada, chifres no ar.
A boiada vai, como um navio.
Retire
do texto, uma passagem que se traduza:
a)
imagem como reforço para a comunicação.
b)
valorização e acentuação através de aliterações.
c)
a linguagem como associação do subconsciente com a realidade externa.
Resposta:
a)
"... os cavalos gingam bovinamente." / "... rebanho trovejante-"
b)
"... pata a pata, casco a casco, soca soca..."
c)
"A boiada vai, como um navio."
Questões de outras matérias:
História e geografia
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